quinta-feira, 5 de julho de 2007

Diversos

x
Esta será a penúltima postagem que faço neste blog. À falta de melhor título chamo-lhe "Diversos" e aqui pretendo mostrar algumas fotos que acho interessantes, mas não "encaixaram" nas postagens anteriores!
Neve em S. Tomé? Poderá ser a pergunta que surge ao ver as fotos seguintes! Mas não, penso que nunca terá caído neve por estas paragens! O que se verificou foi um pequeno acidente: ao fim da tarde um camião carregado de baldes de tinta branca ao estacionar para descarregar fez uma manobra mal calculada e deitou para a rua vários baldes de tinta, que rebentaram, correndo a tinta pela valeta! Juntou-se logo muita gente que tratou de recolher a maior quantidade possível de tinta para assim poderem pintar as suas casas de um modo bastante económico.
Aeroporto Internacional de S. Tomé. As fotos seguintes mostram o aeroporto de S. Tomé. Na primeira a gare para os voos internacionais e na segunda a gare para os voos domésticos.

Na pista, de dentro do avião, uma vista para o Ilhéu das Cabras, vendo-se, em primeiro plano, diversas casas construídas quase na pista! A pista em tempos já terá estado vedada, mas a população ali residente deitou a vedação abaixo para facilitar a passagem!

Também tirada de dentro do avião, mais casas junto à pista e...
...na berma da pista, pessoas!...
A foto seguinte, tirada a bordo do avião que me levou ao Príncipe, poderá levar a pensar que é permitido fumar a bordo!?... Mas não, trata-se da condensação do ar (muito húmido) que entra no avião, quando ainda voa a baixa altitude. Parecia fumo (que susto!), mas afinal era só vapor de água...Posto de abastecimento! Neste "posto de abastecimento", e em muito outros semelhantes, vendem-se garrafas e garrafões de gasóleo, gasolina e petróleo! Aqui um taxi a ser abastecido.
Aspecto geral de um "posto de abastecimento" e......uma vista dos stocks!
Questão de saúde pública. Os cartazes/pinturas seguintes têm a ver com recomendações que, se forem seguidas, contribuirão para a melhoria da saúde de todos. As duas primeiras fotos recomendam o uso da rede mosquiteira para protecção/prevenção do paludismo.
Esta pintura, na parede do Sporting da Ilha do Príncipe, recomenda o uso de água tratada...
...enquanto este apela à higiene como prevenção da cólera.
Outras Igrejas. Diversas Igrejas abriram locais de culto em S. Tomé, aqui ficam alguns exemplos. A primeira foto é o templo da IURD e as seguintes de cartazes convidando a participar no culto de outras Igrejas.O verdadeiro televisor público. Em diversos locais de S. Tomé (normalmente largos/jardins públicos) foram "implantados" televisores (dentro de uma caixa de betão), onde a população pode ir ver os seus programas preferidos.
Dois embaixadores de Portugal: o Futebol Clube do Porto (e também o Sporting e o Benfica) e o Instituto Camões/Centro Cultural Português.


Ir para o Índice .

Sem comentários: