sexta-feira, 18 de maio de 2007

Praças e jardins em S. Tomé

x
Começo por mostrar a Praça da UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Americo-Asiáticas) decorada com um conjunto interessante e original, composto por três esculturas em madeira. Terão mais de 2,5 metros de altura e cada uma é feita de uma só peça de madeira. Segue-se, mais abaixo, a foto de uma das esculturas.
Muito perto do Palácio Presidencial fica este jardim com o Monumento aos Descobridores
É no Jardim 1º de Maio que muita gente vem passear, pois para além de aqui existirem vários restaurantes (alguns muito modestos, mas muito populares), existem esplanadas, campo de jogos, mini-golfe, um pequeno lago e muita sombra.
Vista de uma das entradas (na rotunda onde está a Homenagem aos Heróis da Liberdade), vendo-se, dentro do Jardim, um avião ali "estacionado".
Nesta foto de satélite (Google) nota-se bem o avião acima referido, o campo de jogos, uma parte do lago e o arvoredo que em parte o cobre. No canto superior direito, fora do Jardim 1º de Maio, vê-se um pequeno rectângulo que corresponde a um pequeno jardim que, anteriormente à independência, se chamava Jardim Gago Coutinho e que actualmente, conforme a placa que se mostra a seguir passou a chamar-se "Jardim Ex-Gago Coutinho" (???!)
O Jardim Ex-Gago Coutinho Estátua do lendário Rei Amador que, em 1585, liderou uma revolta de escravos que exigiam a liberdade e se intitulou Rei dos Angolares.
Num jardim perto do porto aparece-nos esta original escultura
Junto ao Mercado o Jardim Pensamento com o seu fontanário... e patrocínio...
No meio da cidade, num jardim de que não sei o nome, surge-nos esta fonte encimada com uma delicada estátua.


Ir para o Índice .